Empreendedorismo

Guia Prático de Iniciação no Empreendedorismo

Nos últimos anos, surgiu um debate muito grande sobre os empregos de carteira assinada (CLT) X empreendedorismo. Muitas pessoas optaram por empreender, vender um produto ou serviço que podiam realizar de suas próprias casas. Mas a falta de planejamento, inexperiência e desorganização financeira são alguns fatores que podem contribuir para a falência de um negócio.

Se você está à procura de autonomia financeira ou uma renda extra, o guia a seguir vai te ajudar a dar os primeiros passos no universo do empreendedorismo e alcançar um negócio de sucesso.

Guia Prático de Iniciação no Empreendedorismo

Você tem um serviço ou produto que sabe executar muito bem, mas não sabe como começar a ofertá-lo. Este guia tem como objetivo apresentar os primeiros passos para transformar uma ideia em um empreendimento de sucesso por meio do empreendedorismo.

Os ingredientes básicos para um negócio de sucesso são planejamento, estratégia e comunicação.

Mas como colocar em prática?

  1. Descobrindo a Sua Ideia de Negócio

Antes de qualquer coisa, o que será ofertado?

Seu produto ou serviço será físico ou digital? Qual o seu diferencial?

Estas são perguntas fundamentais e que merecem bastante atenção, especialmente se você nunca atuou com empreendedorismo. É necessário considerar:

  • O que oferecer? Você pretende vender um produto físico, digital ou um serviço especializado?

  • Diferencial: O que torna seu negócio único e competitivo no mercado?

  • Público-alvo: Quem são seus clientes ideais e quais necessidades deles você pode suprir?

  • Validação da ideia: Antes de investir muito dinheiro, faça testes com um público reduzido, realize pesquisas de mercado e obtenha feedback.

Utilizaremos o exemplo fictício de Vitória, que quer empreender no ramo de confeitaria. 

Neste caso, os produtos ofertados serão bolos caseiros. O diferencial está nos ingredientes de qualidade utilizados, as decorações artesanais e a venda em fatias. O público alvo que Vitória desejava atingir são clientes em busca de bolos para festas de aniversário, clientes que precisam de algo para lembrancinhas e clientes à procura de um lanche rápido. Antes de começar a vender, ela fez alguns bolos pequenos de diferentes sabores e ofereceu para seus amigos, colegas de trabalho e familiares, e perguntou suas opiniões.

Para sua pesquisa de mercado, Vitória verificou o trabalho de outras confeitarias por meio das redes sociais e observou o que ela poderia fazer de diferente para que seu produto se destacasse. Ela percebeu que sua embalagem poderia utilizar um papel resistente, ao invés de plástico. Traria a estética caseira que ela quer, e seria mais sustentável. 

Vitória também fez uma grande pesquisa de preços na internet e em mercados físicos, para saber onde conseguir melhores ofertas para os ingredientes que ela sempre utiliza. 

2. Planejamento e Estruturação do Negócio

Estruturar seu planejamento é muito importante para não cometer erros que podem ser evitados. Para isso, pense em: 

  • Modelo de Negócio: Como sua empresa vai gerar receita? Algumas opções são vendas online, serviços de assinatura e consultorias.
  • Plano de Negócios: Um documento essencial que deve conter:
    • Resumo da ideia de negócio
    • Análise de mercado
    • Plano financeiro
  • Tipo de empresa: Escolha entre MEI, EI ou LTDA, dependendo do tamanho do seu negócio e suas necessidades.

Vitória decidiu que a maior parte de suas vendas serão realizadas online, pois ela não possui um ponto físico para seu negócio, além de sua própria casa. 

Ela fez seu plano de negócios escrevendo como ela imaginava que seu empreendimento funcionaria, o quanto ela gostaria de investir financeiramente para começar e o quanto pretendia gastar com seu negócio mensalmente, além de todos os pontos mencionados no tópico 1. 

Depois de uma boa pesquisa e uma consulta com um contador, Vitória optou pelo regime MEI (Micro Empresário Individual) para sua empresa. Ela trabalha sozinha e não contará com funcionários. Ela poderá trocar para para outro tipo de empresa no futuro, caso necessite. 

Nenhum negócio cresce apenas com força de vontade. O planejamento é a base do empreendedorismo sustentável. Tenha clareza sobre seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

3. Formalização e Documentação

Para garantir segurança jurídica e credibilidade ao seu negócio, formalizá-lo é essencial.

  • Registro da empresa: Obtenha seu CNPJ por meio da Receita Federal.
  • Escolha do regime tributário: Defina se seu negócio se enquadra no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
  • Emissão de notas fiscais: É necessário para regularizar as vendas e serviços.
  • Registro de marca: Protege a identidade do seu negócio e evita problemas futuros.

Como Vitória optou pelo tipo de empresa MEI, ela conseguiu obter seu CNPJ com o nome de sua empresa de forma descomplicada, por meio do site da prefeitura de sua cidade, onde também consegue emitir as notas fiscais. 

Na consulta com seu contador, e após análise de seu negócio, eles perceberam que o melhor regime para a confeitaria de Vitória seria o Simples Nacional, que prevê atendimento a micro e pequenas empresas e possui um sistema de tributação simplificado. 

Formalizar é um passo importante para transformar sonhos em realidade e, no mundo do empreendedorismo, estar regularizado é sinônimo de crescer com segurança.

4. Capital e Finanças para Empreendedores

O gerenciamento financeiro é um dos principais pontos de atenção para que um empreendimento alcance sucesso. Considerar diferentes cenários, obter um bom fluxo de caixa e pesquisas constantes de mercado são ações essenciais para que seu negócio sobreviva. 

  • Investimento inicial: Avalie os custos e crie um planejamento financeiro.
  • Precificação: Calcule corretamente o preço do seu produto ou serviço.
  • Organização financeira: Controle de gastos, fluxo de caixa e lucros.

Para manter o controle sobre suas finanças, Vitória fez um estudo de quanto precisaria desembolsar para abrir seu negócio, incluindo a consulta com um contador. Seus gastos mensais incluem ingredientes utilizados, gás de cozinha, energia elétrica, embalagens, mão de obra. 

Tudo isso deve ser considerado no momento da precificação do produto. Assim, ela conseguiu identificar o quanto receberia de lucro para conseguir manter sua confeitaria aberta. 

No universo do empreendedorismo, o sucesso financeiro depende do equilíbrio entre planejamento, controle e adaptação constante às demandas do mercado.

 

Leia também:

Calendário de Conteúdo Mensal em 15 Passos

Te Destaca, Mulher! – The Insight Chronicles

Empreendedora de Sucesso com Legalmente Loira – Parte 1

 

5. Marketing e Estratégia de Venda

Você já sabe o que irá ofertar. E agora, como vender? 

  • Presença digital: Crie perfis nas redes sociais e site próprio.
  • Estratégias de marketing digital: Use anúncios pagos, tráfego orgânico e parcerias.
  • Atendimento ao cliente: Crie um bom relacionamento com seu público com um bom atendimento, promoções e brindes.

Vitória sempre teve uma conta no Instagram. Então decidiu se utilizar dela para divulgar seus bolos. Ela mostrava o passo a passo de algumas receitas, como montava seus bolos e o produto final, além de sempre postar os feedbacks que recebia de seus clientes. Ela também paga uma taxa para a plataforma divulgar seu perfil para outras pessoas. 

Sua clientela pode entrar em contato com ela por meio do WhastApp ou seu site, por onde também conseguem fazer encomendas. 

No empreendedorismo, saber vender é tão importante quanto saber produzir. É a conexão com o cliente que transforma esforço em resultado.

6. Crescimento e Sustentabilidade do Negócio

Você seguiu todos os passos do nosso guia e após alguns meses, seu empreendimento chegou em um ponto confortável para que você pense em expandir seu negócio. 

  • Como escalar o negócio: Expandir operações, contratar equipe e diversificar produtos.
  • Inovação: Manter-se atualizado e acompanhar tendências do mercado.
  • Resiliência: Como lidar com desafios e se adaptar a mudanças.

Vitória viu sua pequena confeitaria caseira alcançar um número cada vez maior de pessoas, e ela agora não consegue mais gerenciar tudo sozinha. 

Decidiu contratar uma assistente para ajudá-la com a confecção dos bolos. Ela e sua assistente trabalharam juntas e criaram mais sabores e decorações para seus bolos, além de uma repaginação na embalagem. 

Com a ajuda extra, Vitória tem mais tempo para sempre acompanhar as tendências do ramo, atualizar sua pesquisa de preços e se dedicar mais à divulgação de seu negócio — um passo essencial para quem quer crescer de forma sustentável no empreendedorismo.

O mundo do empreendedorismo nunca será fácil. É necessário muita pesquisa, estratégia e dedicação. Apesar de suas dificuldades, ele também pode ser muito recompensador.

Se você está lendo isso, provavelmente está precisando de uma ajudinha para dar os primeiros passos e se tornar um empreendedor.

Agora que você tem esse guia, está esperando o quê? Transforme suas ideias em realidade com o poder do empreendedorismo!

Você quer se tornar uma empreendedora de sucesso como a Elle? Participe do nosso Workshop Estratégico e aprenda a criar conteúdo que engaja e converte, com dicas personalizadas para se destacar no digital e tenha ajuda para colocar em prática. Clique aqui para saber mais e comece a trilhar o caminho do sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *