Coluna

Te Destaca, Mulher!

Há anos tenho lidado com a minha incapacidade de acreditar na profissional que sou. Há anos tenho trabalhado com clientes que passam pelo mesmo processo. 

Curiosamente, já fui capaz de ajudá-las de inúmeras formas e fazer com que acreditassem mais em si mesmas. 

O que há nas mulheres que as torna capazes de levantar todas as outras pessoas enquanto se desacreditam cada vez mais? 

Você pode chamar de síndrome do impostor ou até mesmo questões de autoestima, pode culpar a forma como fomos criadas ou o peso que a sociedade coloca nas costas das mulheres. 

Na verdade, isso não importa muito. 

Me preocupa mais encontrar uma forma de melhorar isso, para mim e para todas as mulheres ao meu redor, seja na minha vida profissional ou não. 

Mas eu já sei como ajudar outras mulheres, certo? Afinal tenho feito isso há anos com o meu trabalho, só não havia percebido ainda. 

Quando parei para analisar minha história profissional, percebi que, desde o início, minhas principais clientes e as com que mais gostei de trabalhar, eram mulheres que atendiam mulheres. 

Fosse o nicho que fosse, vendendo serviços, produtos ou cursos, eu sempre trabalhei com mulheres que trabalhavam com mulheres. 

Mesmo que de maneira indireta e até mesmo pequena, eu já impactei a vida de centenas de milhares de mulheres por meio do trabalho das minhas clientes. 

E isso me trouxe muito aprendizado. 

O desafio agora é converter esse aprendizado para mim mesma. Para que o meu trabalho impacte diretamente a vida de centenas de milhares de mulheres. 

As ideias já existem, e preciso confessar que há anos. Mas me faltava a coragem de colocar em prática. 

É sempre mais fácil achar que não vai fazer diferença na vida de ninguém, que não está bom o suficiente ou que eu ainda não estou pronta. 

Mas tudo isso acontece no caminho, não na ideia. 

Este blog está sendo inaugurado com este artigo por isso, porque é um caminho que começa a ser trilhado. 

A ideia inicial era escrever sobre o que podemos aprender com as grandes empreendedoras.

Mas, mesmo que você não tenha faturado milhões, não tenha milhares de alunas e não tenha fechado sua agenda com tanta procura, eu quero começar esse blog te convidando a aprender com a grande empreendedora da sua vida: você. 

Vou usar uma artimanha jornalística brega aqui. Empreendedor, por definição, segundo o dicionário Oxford, é “aquele que decide realizar (tarefa difícil e trabalhosa); que tenta, aquele que põe em execução; realiza”. 

Tenho certeza que, mesmo que você seja empregada, estudante ou faça qualquer outra coisa que não seja ter o próprio negócio, em algum momento você decidiu realizar, tentou, pôs em execução, realizou.  

E veja que interessante, em momento algum a definição nos diz algo relacionado a resultado, apenas a ação. Então, mesmo se por alguma razão você sente que falhou, você ainda assim é uma empreendedora. 

E você tem uma série de lições para aprender consigo mesma.

Não sou eu que vou te dizer quais são, mas posso te dar algumas razões para começar a investigar sua própria história e descobrir. 

O título deste artigo: “Te Destaca, Mulher!” é referente a um desses projetos que estou guardando na minha mente há anos, ele tem o objetivo de ajudar mulheres a se tornarem as melhores naquilo que fazem. 

Você pode estar se perguntando: “Como eu vou me tornar a melhor se tem tanta gente muito boa e com muito mais experiência e recursos que eu?” Aí entram meus argumentos: 

Eu acredito, e quero que você acredite também, que a melhor forma de se destacar é sendo a melhor versão de si mesma. 

Quando a sua régua de comparação são os outros, você estará sempre insatisfeita. 

Mas, se sua régua for quem você foi ontem, você não só terá todos os recursos e informações necessárias para se superar, como sairá muito mais realizada do processo. 

Quanto mais você se diferenciar abraçando sua história, mais vai se conectar com mulheres que estão em busca do mesmo, cansadas de ouvir sempre as mesmas narrativas tentando convencê-las das mesmas promessas vazias. 

Eu sei que você também está cansada disso.  

Então, só posso te dizer: Te Destaca, Mulher! Mas sendo quem você é! 

 

Um comentário sobre “Te Destaca, Mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *